Naturalismo

É considerado a radicalização do realismo, pois as obras são retratadas de forma mais objetiva e baseiam-se nas leis da natureza para explicar o mundo. Influenciada pela teoria da Evolução das Espécies. Objetividade, imparcialidade, materialismo e determinismo são as bases da sua visão do mundo. Na literatura utilizam-se temas do cotidiano urbano e personagens tipificadas. Tem linguagem coloquial simples e direta. É considerado o marco inicial do Naturalismo o romance “ O Mulato“  que trata do preconceito racial.


Van Gogh-Os comedores de batata.
CARACTERÍSTICAS

- A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências.
http://guiadobebe.uol.com.br/novidades/celulastronco_ja_curam_mais_de_45_doencas.htm

- Descrições minuciosas e linguagem simples
- Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público.
- Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja,
 denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.





(A novela vida opostas que passava na Rede Record retratava os poblemas socias que temos atualmente no Brasil,e tentando concientizar a sociedade,como essa caracteristica naturalista).

Prosa

Aluísio Azevedo – senso coletivo

Aluísio Azevedo se consagrou como escritor naturalista com a publicação de O mulato (1881). Foi o primeiro escritor que se profissionalizou, viveu do que produzia. O que é novo em Aluísio é a percepção do coletivo: multidão, massa, o povo nas ruas, nas praças, nos becos, nos cortiços.

O autor reflete o processo de transformação e econômica pelo qual passava o Brasil, momento no qual os centros urbanos cresciam, abrigando todo tipo de gente, que iam às cidades à procura de trabalho.

O apogeu foi alcançado pelo Naturalismo com o romance O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, que destaca o jogo dos fatores sociais.

Em 1890, também foi lançado A fome, de Rodolfo Teófilo, O missionário, de Inglês de Sousa, seguido de A normalista (1892) e O Bom crioulo (1895), ambos de Adolfo Caminha.

Casa da pensão  

  • Trecho

"Amélia, desde que se convertesse numa necessidade para a vida de Amâncio, este,
com certeza, seria o mais interessado em fazer dela sua esposa; por conseguinte,
agora o que convinha era que a rapariga também ajudasse de sua parte, empregando
todo o jeito e boa vontade de que pudesse dispor.- devia mostrar-se cordata,
simples nos seus gostos, bem arranjadinha, amiga do asseio, honesta, digna,
enfim, de um marido!"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário